Clique nas imagens para ampliar
QUAIS AS APLICAÇÕES DO QUADRO DE DISTRIBUIÇÃO DE BAIXA TENSÃO?
O quadro de distribuição baixa tensão é montado para controlar e distribuir eletricidade para os mais diferentes pontos de consumo. Este modelo de painel, desde o mais básico até o mais complexo, é feito em um serviço customizado, de acordo com o porte da indústria ou do estabelecimento do contratante.
O quadro de distribuição baixa tensão pode ser fabricado com estrutura de aço carbono, um dos materiais mais duráveis que existem no mercado. Mas também está disponível o policarbonato, que tem aparência de acrílico.
Várias normas regem o serviço de montagem do quadro de distribuição baixa tensão, entre as quais estão as seguintes:
- NR 10;
- IEC 61641,
- NBR 5410;
- NBR IEC 60529.
Cumprir com todos estes regulamentos é necessário por questão de segurança, para padronização do serviço e para atender à fiscalização, caso seja necessário.
ABASTECIMENTO DE ENERGIA COM O QUADRO DE DISTRIBUIÇÃO BAIXA TENSÃO
O quadro de distribuição baixa tensão é construído para dividir a energia elétrica conforme a demanda de cada um dos pontos de consumo. Como são usados disjuntores, além de separar a corrente de maneira eficiente, os componentes garantem maior proteção à estrutura.
No caso de algum curto ou outra irregularidade, os disjuntores interrompem a passagem da corrente elétrica, impedindo incidentes, elevação da temperatura e até mesmo prejuízos elevados, como sobrecarga de energia em maquinários que possuem valor elevado.
O quadro de distribuição baixa tensão costuma ter apenas uma fonte de alimentação. Para ser mais eficiente, o equipamento possui vários circuitos individuais.
Os circuitos individuais do quadro de distribuição baixa tensão costumam ser identificados e isolados. Como estão classificados, é possível interromper propositadamente a energia em apenas um dos pontos de consumo, algo muito comum em ambientes produtivos.
COMPONENTES PARA MONTAGEM DO QUADRO
Usar os componentes corretos é muito importante quando for montar o quadro de distribuição e subdistribuição. Neste sentido, é necessário usar chave geral, disjuntores, quadro de aço inox ou acrílico (policarbonato).
Para cada projeto, os técnicos determinam quais os componentes são essenciais para que a distribuição seja perfeita, segura e realizada de acordo com as normas técnicas. Também podem ser usados mini disjuntores, switch Ethernet, transformador, relé, entre outros componentes.
Para saber mais sobre Quadro de distribuição baixa tensão
Ligue para 19 3299-3477 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!